Desfile cívico em Afonso Cláudio terá a ''paz'' como tema neste domingo (07)

Kennedy Lenk/Montanhas Capixabas

“Construindo Saberes por uma Cultura de Paz”. Este será o tema do desfile do próximo domingo, dia 7 de setembro, em Afonso Cláudio, com início previsto para as 9 horas. Entre as autoridades com presença imperativa, o prefeito municipal Wilson Berger Costa fará o discurso de abertura no palco principal, armado na Praça Aderbal Galvão.

De acordo com a Secretaria de Educação, esse é um momento histórico. Momento em que as questões de reconhecimento, justiça social, igualdade, diversidade e inclusão são colocadas na agenda social e política, na mídia e também na esfera jurídica. A Secretaria entende que o tema proposto é uma forma de conclamar a todos para uma luta pela paz.

Durante o desfile, o tema será enlevado por centenas de crianças e adultos de várias escolas e instituições convidadas, que prometem repetir a mesma dose de emoção dos anos anteriores. A população sempre se acomoda nas calçadas ao longo do percurso, para acompanhar todo desfile, que sairá da Praça da Independência e prosseguirá até a Praça Aderbal Galvão.

A proposta da temática, “Construindo Saberes para uma Cultura de Paz” do dia 07 de setembro deverá fazer com que todos reflitam sobre a paz nas diferenças, educação para a paz, paz e o mundo globalizado, direito à saúde e bem estar, direito de lazer, e ao brincar, escola e cidadania. O exemplo e sereno Humberto Biasutti (foto abaixo), no desfile de 2010, cultivava a paz e nos deixou saudades.
Foto: Arquivo

A Secretaria relata que a história do Brasil passará pelas ruas da cidade com a mensagem de que somos iguais, independente da cultura, etnia e raças. O desfile vai mostrar a importância das relações de gênero na construção da paz, (atitudes, valores, leis), além da educação no campo, a luta pela terra, a independência da mulher e os movimentos sociais. 

Os envolvidos afirmam que as bandas de músicas serão uma atração à parte, com destaque para a participação da Banda dos Desbravadores e da Banda Musical São Sebastião, que já é tradição no município. Além dessas, estarão estreando na Avenida a Banda Marcial José Aquino de Oliveira da Escola Municipal Augusta Lamas D’Ávila e a Banda Marcial Dalza Afonso Barbosa da Escola Municipal José Jorge Haddad, um orgulho pra todos que se empenharam para que este sonho fosse realizado.

Dalza Afonso Barbosa, que criou e deu seu nome a uma das Bandas que deixou saudades, por sua qualidade, continua demonstrando sua paixão pelos taróis. De acordo com a diretora da Escola José Jorge Haddad, ela é uma grande aliada. “Dalza fez o que podia por nossa banda e merece a homenagem singela que faremos a ela, em nome da Escola”, disse a diretora, Marlena Azeredo, que mencionou o apoio da Loja Maçônica “Cidade de Afonso Cláudio”.






Postar um comentário

0 Comentários