Pai e filha morrem vítimas de afogamento em cachoeira de Santa Teresa

        Foto: Bombeiros Voluntários SMJ
Robson Brum

O que era pra ser apenas um passeio em família terminou em tragédia na região serrana do Estado. Pai e filha foram vítimas de afogamento em uma cachoeira do município de Santa Teresa. O fato aconteceu por volta das 15 horas da tarde deste domingo (02). As vítimas são pai e filha. Os Bombeiros Voluntários de Santa Maria de Jetibá, foram acionados para localizar os corpos.

Tudo aconteceu na Cachoeira Zanotti, em Alto Caldeirão, Santa Teresa. Uma jovem de 16 anos estava na água e começou a se afogar. O pai desesperado ao ver a cena, pulou na água e também foi vítima de afogamento. Populares que estavam aproveitando o dia de laser se desesperaram com a cena.

Segundo informações da página oficial dos Bombeiros Voluntários no Facebook,eles chegaram ao local minutos após serem acionados e começaram as buscas pelos corpos. Por volta das 16 horas os trabalhos tiveram fim com a localização dos dois corpos.

O Bombeiro Voluntário, Tom Boldt, relatou a tristeza de atender esse tipo de ocorrência.

 'É muito triste chegar em um atendimento como esse, onde um pai tenta salvar uma filha, e ambos falecem. É difícil até mesmo a todos nós, mesmo com todo treinamento essa situação nos comove' disse ele.

Até o fechamento dessa matéria, os nomes das duas vítimas não haviam sido liberados. Participaram dessa ocorrência os Voluntários: Fredy, Edmauro, Ana Paula, Estevan, Elina, Almerinda, Emílio e Tom.

Com a chegada do verão aumentam as chances de afogamentos.

Sol, praia e mar. Nada melhor do que um cenário como esse para descontrair e descansar no verão. Com tantos turistas no litoral brasileiro, as praias ficam superlotadas e, com isso, o número de acidentes tende a aumentar. Uma das principais ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros nesse período é o afogamento.Cerca de 500 mil pessoas morrem, por ano, devido a esse acidente.

Por isso, fique atento. Prepare-se para o verão e não abuse. A falta de conhecimento em natação e a grande ingestão de álcool são consideradas os motivos mais freqüentes para os casos de afogamento. Mas não são os únicos: convulsões e traumas (estes devido a pancadas em pranchas, barcos, pedras ou até mesmo no fundo de rios e do mar) também ocorrem com freqüência.


Cuidados para quem vai pegar uma praia no verão:

Antes de entrar no mar, procure um ponto com ondas que formem espuma.

Diferentemente do que se imagina, mesmo no mar mais tranqüilo pode haver correnteza, dificultando para nadar.

A cada 2 horas, reaplique o protetor solar em todo o corpo.

Use roupas leves e claras, pois essas peças facilitam a transpiração.

Use chapéu para proteger a cabeça, o rosto e o pescoço.

Fique a maior parte do tempo sob o guarda-sol e não se iluda: mesmo na sombra você está exposto aos raios solares.

Beba muito líquido, de preferência água ou suco.

Consuma alimentos leves, como frutas e legumes. Tire de vez do cardápio a fritura e as comidas com muito tempero.

Postar um comentário

0 Comentários