Projeto 'Vovô na Praça' leva idosos do Asilo Ninho de Amor para a praça central de Afonso Cláudio

                                                                        Fotos: Tilim Neves
Robson Brum

Quem passou pela praça Aderbal Galvão, no centro de Afonso Cláudio, na região serrana do Estado, na manhã desta sexta-feira (21), pode acompanhar um projeto que visa levar laser aos idosos da Sociedade Civil de Amparo a Velhice Ninho de Amor. O vovô na Praça é um projeto do Asilo e existe desde o ano de 2012.

Atualmente os idosos são levados até a praça, sempre às sextas-feiras, mas durante os 2 anos de projeto, a ação aconteceu em outros dias da semana. Além da inclusão social, os idosos ainda visitam a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que fica no pátio da Igreja Católica Matriz, também no centro da cidade. Com muita música, ginasticas e o carinho da sociedade, os idosos ficam por cerca de 2 horas na praça.


O auxiliar administrativo do Asilo, Tiago Sobreiro, 25 anos, disse que ação visa levar algo além do laser, já que os idosos passam por uma ressocialização.

'É um projeto muito importante, o meu trabalho aqui dentro é com a parte de escritório, nem sempre tenho como ir pra praça com eles. Mas sempre quando posso, eu vou. O projeto Vovô na Praça, é um trabalho de ressocialização. Quando você sai de dentro das dependências do asilo, você permite que os idosos tenha um contato maior com a sociedade e com isso mais qualidade de vida pra eles. A praça é um local onde muitos tiveram momentos inesquecíveis. Além disso, eles vão à Igreja, vão à Gruta, fazem suas orações., cantam, e como diz o ditado, quem canta os seus males espanta.' Disse Tiago.

Um fato curioso em meio a ação do 'Vovô na Praça', vem de uma sanfona, que sempre acompanha os idosos. Essa sanfona foi doada ao idoso Jair Caetano, mas quem toca é o idoso Aderbal Dias. É que Jair gosta muito do instrumento, mas não tem condições de manuseá-lo. Já Aderbal, faz a alegria de todos, com os seus toques.


Tiago aproveitou para convidar a população para acompanhar as ações do Asilo e disse ter aprendido muito nesses anos trabalhando no local.

'Quem quer ter um ensinamento, quem quer qualidade de vida, eu faço o convite: Sente ao lado de um idoso, ouça suas histórias. Hoje tenho 5 anos de uma vida nova. Há quem diga que devemos aprender apenas por conselhos, mas eu afirmo, a realidade, a convivência do dia a dia é bem melhor. Hoje eu sinto que tenho muitas novas famílias, hoje faço parte da vida deles e eles da minha. Vale a pena acompanhar o dia a dia deles'. Comentou Tiago.

Atualmente são gastos certa de R$ 1,100 mil por idoso. A Entidade tem convênios com a Prefeitura e o Governo do Estado e também recebe doações da Sociedade Civil. Quem quiser realizar uma doação, que pode ser de alimentos, roupas, materiais de limpeza ou higiene pessoal e dinheiro, pode ir até a sede da unidade que fica na Rua Anália Vieira de Souza, n° 339, Bairro São Vicente, Afonso Cláudio, ou ligar no telefone 27 3735-1667.

As visitações ao Asilo, acontecem todos os dias sempre a partir do meio dia.

Postar um comentário

0 Comentários