Escola ensina sobre capoeira para crianças em Afonso Cláudio

Kennedy Lenk

Alunos da Escola Municipal Hilda Corrêa Lemos, em Afonso Cláudio, passam o tempo estudando com profissionais elogiados, numa fase difícil para a educação. Outras atividades inseridas na escola tornam o tempo das crianças ainda mais prazeroso. Sob a supervisão da diretora, as crianças aprendem sobre a “Capoeira”, uma cultura afro-brasileira.

                                                                                                            Foto: Divulgação

O Grupo Associação de Capoeira “Bahia Capixaba”, que é coordenada por Alciely Evangelista Silva Dias, aluna formada nesse “Movimento Negro”, cujo mestre é o popular Boca Preta, como prefere ser chamado, trabalha de forma voluntária. O apoio da escola Hilda Corrêa Lemos ocorreu por meio da diretora Cláudia Maria Coutinho de Souza.

O trabalho social, supervisionado pela diretora, ocorre todas as segundas-feiras, de 18h às 19h30. Durante a aula, os alunos têm com contato com a dança, instrumentos musicais, com o canto, o artesanato, entre outros. “O objetivo do projeto é desenvolver o crescimento das crianças em diversas áreas do conhecimento e do físico”, relata o grupo Bahia Capixaba.

Para o sucesso do projeto, a escola e o grupo de capoeira, pede para que alunos e pais sempre estejam presentes, incentivando essa cultura afro-brasileira. “A capoeira exerce um papel fundamental no desenvolvimento físico, da autoestima e da disciplina. Enfim, ela auxilia na formação de uma criança mais consciente de suas responsabilidades”, conclui o grupo.

A capoeira é uma expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular e música. Foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e por seus descendentes. Ela é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés e as mãos. Uma das características que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.

Fonte: Montanhas Capixabas

Postar um comentário

0 Comentários