Essa ação tem o objetivo de preservação de água nas comunidades rurais. É um trabalho desenvolvido com o objetivo de amenizar a falta d'água na região e consequentemente aumentar o lençol freático no leito dos rios. Atualmente são cerca de 45 barragens prontas e aproximadamente 120 barragens a serem construídas.
São, na sua maioria, pequenas barragens com até 1 hectare de área alagada e volume de até 10.000 m³, que se classificam em pequenas barragens com dispensa de licença junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do espírito Santo (Idaf). A procura por essas obras tem aumentado, principalmente pela facilidade e agilidade em que esse processo de construção vem ocorrendo, além da necessidade de armazenamento de água visando o enfrentamento de períodos de estiagem.
O município de Itaguaçu dispõe de Engenheiro Agrônomo capacitado para elaboração dos projetos e execução das obras de barragem. O município disponibiliza duas equipes destinadas exclusivamente para construção das barragens com maquinários subsidiados pelo Pronaf, contando com 02 escavadeiras hidráulicas, 02 retro-escavadeiras, 01 rolo compactador e 04 caminhões basculantes.
O processo de construção de barragens nas propriedades rurais é uma política pública amplamente difundida pelo município e para que ser beneficiado o proprietário deve procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, solicitar uma visita técnica até o local para que o Engenheiro Agrônomo, junto ao produtor, realize um levantamento da possível área para esse tipo de intervenção, observando-se a localização, se a área é propicia a enchentes, tamanho da bacia de capacitação, local da jusante da barragem, entre outros.
Depois de definido o local, faz-se um estudo da região, para aí sim dar início ao processo de elaboração do projeto. Depois de feito o projeto o próximo passo é encaminhar os documentos para devidos tramites junto ao Idaf. A Declaração de dispensa é assinada pelo responsável técnico, produtor e técnico do Idaf. A partir disso se dará início ao processo de construção/conclusão da barragem.
Outra atividade desenvolvida pelo município, ainda visando o melhor enfrentamento da seca, é a construção de caixas secas em estradas vicinais e carreadores nas propriedades agrícolas.
Em pareceria com o Instituto Terra, entre 2013 e 2014 foram destinadas 120ha de área para reflorestamento, para preservação de nascentes.
Confira imagens de barragens já construídas por todo o município de Itaguaçu:
Barragem na comunidade do Triunfo
Barragem na comunidade do Triunfo
Santa Joana
Barragem na comunidade de Limeira
Comunidade do Triunfo
Comunidade do Triunfo
Obras de barragem na comunidade do Triunfo
Comunidade do Sobreiro
Comunidade de Santa Rosa
Assentamento ITA
Comunidade de Limeira
*Com informações da Secom Prefeitura de Itaguaçu


0 Comentários