Foto: Arquivo/Secom
Além dos trotes, houve muitas ligações desnecessárias para o Samu 192 durante o feriado. Pessoas, por exemplo, pedindo ao médico para avaliar o resultado de um exame, solicitando orientação sobre uso de algum medicamento, pedindo informações sobre o quadro clínico de pessoas socorridas, questões que, segundo Tatiana Perin, fogem da função do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “As pessoas ligam muito para pedir esse tipo de informação e acabam fazendo com que a equipe desperdice tempo”, comenta.
Quando é necessário ligar
Há casos, no entanto, que podem ser resolvidos sim por meio de orientações telefônicas, evitando que a pessoa se desloque até um hospital desnecessariamente naquele momento ou ainda que algum sintoma seja menosprezado. Do total de atendimentos realizados pelo Samu 192 durante o feriado, 7% (693) foram com esse objetivo.
Tatiana Perin conta que o Serviço Móvel de Urgência já atendeu o familiar de uma paciente que estava tendo parada cardíaca, mas a pessoa que ligou não tinha consciência da gravidade do caso e foi extremamente importante a ligação. “A pessoa ligou porque percebeu que havia algo errado com o seu familiar, mas estava buscando apenas uma orientação, pois o paciente era diabético e ela pensou que pudesse ser uma descompensação causada pela doença. Coletando informações sobre os sintomas, o médico entendeu que era necessário enviar a ambulância para prestar socorro”, relata.
A coordenadora geral do Samu 192 avalia que uma situação como essa é diferente, por exemplo, de ocupar uma linha telefônica para orientar o uso de algum medicamento. Mesmo porque medicamentos só devem ser tomados com prescrição médica e, segundo ela, a prescrição não pode ser feita por telefone, conforme preconiza a Associação Médica Brasileira (AMB). “O Samu 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida. Não podemos deixar as linhas ocupadas para esclarecer dúvidas básicas ou passar informações”, conclui.
Como funciona o Samu 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como finalidade prestar socorro à população em casos de risco à vida. Esse serviço faz atendimento 24 horas por dia e conta com profissionais especializados. Só deve ser acionado em situações críticas (veja abaixo).
Quando isso acontecer com alguém, disque 192 e um médico fará o atendimento, que poderá ser o envio de uma ambulância ou uma orientação por telefone. É imprescindível estar perto da vítima para responder às perguntas e passar os pontos de referência. Isso ajuda a ambulância a chegar mais rápido, se for o caso.
Quando acionar o Samu 192
- Parada cardiorrespiratória;
- Dor bem forte no peito (infarto);
- Dificuldade de respirar/engasgo;
- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);
- Intoxicação (envenenamento);
- Queimadura grave;
- Choque elétrico;
- Acidente de trânsito com vítima;
- Queda grave e fratura;
- Afogamento;
- Surto psiquiátrico;
- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;
- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.
Fonte: Sesa-ES
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