A construção de um muro de contenção às margens do Rio Santa Joana, tem chamado a atenção de populares que passam pelo centro de Itaguaçu, na região noroeste do Estado. As obras tiveram início nesta semana e devem seguir pelos próximos 90 dias. A ação é essencial e visa recuperar ruas do centro da cidade, que foram danificadas na enchente de 2013.
Foto: Prefeitura de Itaguaçu |
O prefeito Darly Dettmann ressaltou a importância da obra e destacou que o muro é um sonho dos itaguaçuenses.
"O obra é de fundamental importância para recuperar ruas do Centro, atingidas pelas enchentes de 2013, reconstruindo as margens do rio e contendo a água das chuvas. “Essa obra representa o sonho dos itaguaçuenses”, declarou.
A estrutura do muro é de gabião (gaiola de pedras), que possui grande durabilidade e resistência. A obra faz parte das ações de reconstrução da cidade pós-enchente, com recursos do Ministério da Integração.
Gabião
Um gabião ou cestão é um tipo de estruturas armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência.
Os gabiões são produzidos com malha de fios de aço doce recozido e galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior. São preenchidos com seixos ou pedras britadas.
São utilizados em estabilização de taludes, obras hidráulicas e viárias, etc. e podem ser encontrados em três formatos: caixas, colchões, sacos; em diferentes tamanhos.
A palavra provém do italiano gabbione, aumentativo de gabbia, que significa «gaiola».
0 Comentários