Pensando em uma forma de economizar e ao mesmo tempo uma nova maneira de agir em relação ao desperdício de água, a Secretaria de Educação de Santa Maria de Jetibá e as 48 escolas do município estão participando do projeto Consumo Consciente (Mit Klaukheit Forbruuken), que é um incentivo para que alunos, funcionários e até família participem ativamente da luta contra o desperdício.
Foto: Secom Prefeitura de Santa Maria de Jetibá
O objetivo é conscientizar toda a comunidade escolar municipal em relação ao uso racional de água, energia elétrica e telefone visando à economia e à preservação ambiental. São pequenos gestos que fazem a diferença tanto no orçamento ao final do mês quanto na contribuição para preservação do meio ambiente, explicou o secretário de Educação, Charles Moura Netto.
“O consumo racional de água, energia e até telefone devem ser incentivados nas escolas como forma de conscientização a partir de iniciativas que visam preservar a natureza, ficando claro que a participação da família é fundamental. É possível consumir de forma econômica, mantendo o conforto e qualidade com hábitos que garantam a preservação, e ainda ajudam numa economia financeira para a prefeitura”, destacou.
Desde fevereiro, algumas escolas do município já adotaram tonéis para reaproveitamento da água da máquina de lavar e os resultados já estão surgindo, como conta a coordenadora de projetos, Flávia Krüger Tirola. “Em um mês já foi possível perceber a baixa na conta de água da escola CMEI Pommern. São medidas simples e que podem acarretar em desenvolvimento e nova percepção em relação à proteção do meio ambiente”, exclamou.
As escolas estão adequando os conteúdos programáticos das disciplinas aos problemas ambientais locais e regionais e cada uma delas tem que realizar um projeto de conscientização com temas que vão desde o uso racional da água na produção agrícola e no cotidiano a seus impactos no meio ambiente.
Fazendo economia desde o começo do ano, a EMEF Vila Jetibá lançou o programa “Águas que correm, leituras que ensinam”, incentivando os alunos a lerem sobre o assunto e discutirem sobre racionamento. O conteúdo transpassa por todas as disciplinas e a economicidade já rendeu o primeiro lugar da escola, com a redução de 53% da conta de telefone.
“Definimos o acesso a literatura para discutir sobre racionamento. Literatura infanto juvenil sobre a natureza, como ‘O Velho e o Mar’, de Ernest Hemingway, tem incentivado o aluno a conhecer e interferir de forma benéfica em relação ao meio ambiente. É um projeto interdisplinar que envolve desde aulas de matemática e inglês, até a educação física”, explicou a pedagoga da Escola, Solinéia Plaster.
Os alunos Lívia Gabriely, Jaciana Klitzke e Igor Naitzel estão adorando a experiência. “Já estamos mudando a cultura do desperdício por aqui e em casa. Definimos que sempre que sairmos da sala devemos apagar as luzes e o ventilador, não deixamos torneira aberta e as salas estão sendo lavadas de 15 em 15 dias com reaproveitamento de água da chuva”, relatou Lívia.
“Não utilizamos mais copos e pratos descartáveis e os banhos em casa são mais rápidos. Estamos ensinando sobre como economizar aos nossos pais também”, disse Jaciana.
Teatro, palestras, visitações ao Horto Municipal, mostras de fotografia, filmes e atividades culturais também fazem parte do conteúdo da Vila Jetibá. Com 87% de redução de energia, a Creche Ronald Berger, foi a campeã de economia de fevereiro, com medidas simples e que tem funcionado, como explica a diretora, Zaéte Maria Lopes de Oliveira Fehlberg.
“Adquirimos um tonel para captação de água e estamos utilizando adesivos explicativos como: desligue a tela do computador, evite ligações desnecessárias e feche a torneira. Estamos desenvolvendo o projeto e vamos trabalhar com palestras, música e arte para as crianças”, salientou.
O acompanhamento do consumo das escolas será feito até outubro de 2015. Elas recebem pontuação de acordo com a quantidade economizada ou consumida.
Esse projeto será avaliado pela Secretaria de Educação tendo alguns critérios como originalidade, complexidade, embasamento científico, envolvimento e cronograma. Essa pontuação será acrescida a pontuação do projeto proposto pela Secretaria Municipal de Educação.
Na avaliação mensal do projeto “Consumo Consciente”, a escola que alcançar a maior redução de gasto mensal em cada uma das categorias, receberá uma viagem de estudos (com o total de 40 componentes para a faixa etária de 8 anos ou mais) para as empresas Marca Ambiental e Arcelor Mital e, os menores de 8 anos (também com o total de 40 alunos) visitarão o Horto Municipal de Santa Maria de Jetibá.
Escolas que reduziram o consumo em fevereiro/2015:
Energia
Creche Ronald Berger – 87,14%
Água
CMEI Pommern – 64%
Telefone
EMEF Vila Jetibá – 52,96%
Fonte: Secom Prefeitura de Santa Maria de Jetibá


0 Comentários