Foto: Assessoria de Comunicação/Detran-ES
Gibran ressalta a importância de estar com o endereço atualizado junto ao órgão. “Muitas dessas reclamações são em decorrência do proprietário do veículo ter mudado de residência. Se o órgão não é comunicado, não tem como o documento chegar às mãos do cidadão”, frisa o subgerente.
Contudo, ele informa que é possível emitir os boletos para pagamento de débitos, no site do Detran|ES. “Para acessar a área com os dados do veículo, o proprietário deve acessar o site www.detran.es.gov.br e informar no campo específico a placa do veículo e o número do RENAVAM. Feito isso, será possível ver as infrações em atuação, as multas, os recursos de infração, verificar débitos e emitir Documento Único de Arrecadação (DUA),” explica o subgerente.
O IPVA 2015 teve vencimento entre os meses de abril e junho. Já o Licenciamento do exercício 2015 está com a tabela de pagamento em vigência. Durante o mês de agosto, deverão efetuar o pagamento os proprietários que possuem veículos com placas de final 3 e 4. Motoristas que têm veículos com placas com final 1 e 2 que ainda não realizaram o pagamento devem agilizar a regularização, pois estão sujeitos a punições estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O encerramento da arrecadação será em novembro, com as placas de término 9 e 0.
O Pagamento do DUA pode ser efetuado nas agências do Banestes, Banco do Brasil, Bradesco, Unibanco, Bancoob/Sicoob, Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas.
Em caso de dúvida, o condutor pode ligar para o Disque Detran, no telefone 154, ou ir a uma Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular (PAV).
Como ler a tabela
Para encontrar o dia em que você deve fazer o pagamento é preciso fazer uma leitura nos sentidos vertical e horizontal da tabela, disponível no site do Detran (www.detran.es.gov.br). Procure a primeira vez que aparece o número de seu final de placa na tabela.
Fonte: Detran-ES


0 Comentários