1. Separe os materiais: o nosso condicionador de ar vai nascer com a cuidadosa junção de uma caixa térmica de isopor, um conector de PVC (2 polegadas de diâmetro) e um pequeno ventilador. Além disso, o processo de produção pode envolver uma furadeira (ou uma faca), fita adesiva e cola – dependendo de sua habilidade de encaixar os materiais.
2. Vamos furar o isopor: faça um furo na parte superior da caixa de isopor usando uma furadeira com serra do mesmo diâmetro que o tubo de PVC. É possível também usar uma faquinha ou estilete.
2.1. Veja como fica.
3. Saída de ar: encaixe o PVC no furo que você fez. Se não ficar muito preciso, utilize cola de silicone ou até mesmo cola quente para vedar. Essa será a saída de ar do ar condicionado caseiro.
4. O segundo furo: agora chegou a vez de fazer um furo para encaixar o ventilador. No caso da imagem acima, a lata de tinta foi usada para demarcar a região do corte. Meça o seu ventilador e encontra um modo de cortar a tampa da caixa de isopor. Faça um furo pelo menos um centímetro menor nas bordas para garantir o encaixe.
4.1. Veja como fica.
5. Instalando o motor: coloque o ventilador por dentro da tampa e fixe-o com fita adesiva. Ele será o motor do nosso ar condicionado e deverá soprar para dentro de modo que o ar passe pelo interior da caixa e saia pelo cano de PVC.
6. Esfriando: nosso aparelho de ar condicionado é bastante simples e razoavelmente eficiente, ainda mais se considerarmos a facilidade e o baixo custo para fazê-lo. Bom, a ideia é a seguinte, se você quer gelar o ambiente, use gelo! Encha o interior do isopor com gelo ou termo gel, que são aqueles saquinhos de “gelo artificial” – alguns garantem temperatura abaixo de zero por um período muito superior ao tempo que o gelo normal demora para derreter.
7. PRONTO! Esse é o aparelho finalizado. Além de tudo, é portátil.
0 Comentários