Botafogo vence o Tigres por 3 a 0 e assume a liderança provisória do Carioca

Nesta quarta-feira (11), o Botafogo vai "dormir" na liderança do Campeonato Carioca. Os comandados de René Simões venceram o Tigres do Brasil por 3 a 0, com gols de Renan Fonseca, Jóbson e Gilberto, e chegaram ao primeiro lugar do estadual, com 22 pontos em nove jogos. O alvinegro pode ser ultrapassado pelo Vasco, que caiu momentaneamente para a vice-liderança e joga nesta quinta-feira (12) contra o Resende, encerrando a nona rodada.

                                                                                  Foto: Reprodução/Gazeta Press

Uma queda de energia no momento que as equipes deixaram os vestiários deixou o Engenhão às escuras. A luz dos refletores foi parcialmente restabelecida quinze minutos depois do horário previsto para o início da partida, mas as equipes concordaram em iniciar o jogo mesmo sem as condições ideais. Com a bola finalmente rolando, o Botafogo continuou apagado: muito mal no primeiro tempo, o alvinegro errou demais e jogou em ritmo de treino.

Antes da parada técnica da etapa inicial, o Tigres chegou a envolver o Botafogo, pressionando a saída de bola, marcando em cima e finalizando mais. Foram quatro chutes a gol do Tigres antes que o Botafogo tivesse sua primeira chance: um chute frontal de Diego Jardel, somente aos 17 minutos do primeiro tempo.

Aos 20, o Bota teve outra boa oportunidade com o meia, que arrancou pelo lado direito até a linha de fundo e cruzou na pequena área, achando Jóbson livre. A bola quicou na frente do atacante, que bateu forte e por cima do gol de Santiago, desperdiçando grande chance de abrir o placar.

Jóbson chegou a balançar as redes aos 26 minutos do primeiro tempo, mas o árbitro auxiliar anulou o gol incorretamente: Tomas bateu forte de fora da área e Santiago rebateu. Jóbson aproveitou o rebote e empurrou para o fundo das redes, mas o lance foi invalidado pelo assistente, que entendeu que Jóbson estava em posição de impedimento.

Sassá teve duas chances de abrir o placar: a primeira, aos 31, em uma cabeçada que foi para fora. A segunda, aos 39, um lance incrível: após falha da defesa do Tigres, que se atrapalhou e bateu cabeça, entregando a bola nos pés do atacante. Sassá limpou a jogada, mas, na hora do arremate, furou bisonhamente.

A história do jogo mudou logo com 2 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Renan Fonseca mexeu com o placar do jogo. Após cobrança de escanteio ensaiada, Tomas levantou a bola na grande área e Santiago saiu mal do gol: a bola sobrou nos pés de Renan, que dominou, fintou dois marcadores e chutou alto, acertando no alto do gol defendido pelo goleiro do Tigres.

No lance seguinte, aos 3 minutos, quase que o herói do Botafogo vira vilão: ao cortar um cruzamento, Renan quase marcou um gol contra, assustando o goleiro Jefferson. O jogo continuou acelerando, e o Botafogo teve outro gol anulado - desta vez corretamente: Sassá puxou o contra-ataque em velocidade, e lançou para Jóbson marcar novamente. Desta vez, o atacante estava em posição de impedimento, e o lance foi corretamente anulado.

Aos 10 minutos, o Tigres teve um pênalti assinalado ao seu favor. Diego Giaretta puxou Jean Carioca pela camisa na grande área e a infração foi marcada. O artilheiro Paulinho Guará, com três gols no campeonato, assumiu a cobrança, e acabou desperdiçando: ele tentou alcançar o canto direito do gol, mas acabou deslocando demais e bateu para fora.

Depois do pênalti desperdiçado, o técnico do Tigres, Rubens Lopes, partiu para cima, promovendo alterações que deixaram o time mais ofensivo. As mudanças deixaram também deixaram o time mais exposto, e abriram o caminho para a goleada do Botafogo, que começou a ser construída a partir daí.

E depois de dois gols anulados, Jóbson deixou o seu aos 30 minutos: o atacante encheu o pé de muito longe e o goleiro Santiago aceitou. A bola foi morrer no canto esquerdo do goleiro do Tigres, no segundo gol da partida. Foi o quinto gol de Jóbson pelo alvinegro, tornando-se o maior goleador do clube da Estrela Solitária pelo estadual, superando o centroavante Bill.

O terceiro gol do Botafogo foi um golaço, assinado pelo lateral-direito Gilberto: aos 35, em jogada individual, ele passou por dois marcadores, em diagonal, e chutou cruzado, na saída de Santiago, para marcar seu primeiro gol como jogador profissional.

Desestabilizado e totalmente escancarado em campo, o Tigres se segurou como pode e ainda escapou de tomar gols de Tomas, aos 42, e Gegê, que tentou alcançar o canto do gol de Santiago aos 43. Com a derrota, o Tigres permanece na 11ª colocação, com uma vitória, quatro empates e quatro derrotas.

Na próxima rodada, o Tigres recebe o Flamengo, em jogo marcado para o sábado (14), às 16h, no estádio Los Larios. O Botafogo entra em campo no próximo domingo (15), às 18h30, no Engenhão, diante do Resende.

Fonte: EBC

Postar um comentário

0 Comentários