Moradores recebem orientações contra o Aedes aegypti em Afonso Cláudio

O Dia D do combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chicungunya e zika vírus, que ocorreu no último sábado-feira (13), em Afonso Cláudio, na região serrana do Espírito Santo, foi considerado um sucesso. Mais de 200 residências receberam os agentes em visita orientativa. A pesar do sucesso, um grave problema foi constatado. Apenas 26 casas receberam o título 'Aedes Zero'.

Foto: Arquivo/Prefeitura de Afonso Cláudio
A ação foi realizada pela Vigilância Ambiental e Epidemiológica, em conjunto com a Secretaria de Saúde e Defesa Civil Municipal na pessoa do Coordenador Valdivino Pagotto. Os moradores receberam orientações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

O Bairro Campo 21, um dos visitados na ação recebeu classificação de alerta. Em diversos domicílios, foram encontrados depósitos de água. Foram constatados água empoçada em lages, baldes, embalagens plásticas e até lixo em alguns quintais.

A coordenadora da Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Prefeitura de Afonso Cláudio, Rejane Reblim, classificou a ação como positiva mas lembrou que o combate tem que acontecer todo dia.

"A nossa ação foi positiva. Unimos secretarias para enfrentar essa guerra contra o Aedes e temos intensificado o nosso trabalho realizando diversos serviços, como limpeza de terrenos e fiscalização. Ainda assim, a nossa luta só vai surtir efeito se a população colaborar, eliminando os focos de acúmulo de água e denunciando os que não cumprem o seu papel". Disse.

Rejane lembra que choveu muito em Afonso Cláudio na última sexta-feira (12), e com isso, possíveis focos podem surgir nos próximos dias.

"Nós tivemos muita chuva na sexta, com isso identificamos lages com água empoçada, pessoas que usaram baldes e vasilhas para estocar água, encontramos lixo em alguns quintais e isso tudo nos preocupa. Os nossos agentes realizam um trabalho incessante, mas, ainda assim, jamais será suficiente se a população não fizer a sua parte. Pedimos para que eliminem possíveis criadouros porque possíveis focos devem surgir nos próximos dias". Destacou.

Segundo dados da ação mais de 200 residências receberam as visitas orientativas durante este sábado. Em apenas 26 casas os agentes não encontraram possíveis criadouros do mosquito. Atualmente Afonso Cláudio, tem um caso de dengue confirmado e nove casos suspeitos.

Ainda segundo Rejane é muito importante notificar os casos, pois só assim a Secretaria de Saúde poderá direcionar os atendimentos e elaborar estratégias para combater a doença.

 "Caso alguém esteja com suspeita de dengue, é muito importante que vá até uma unidade de saúde e se consulte com um médico. Somente assim, a secretaria ficará sabendo dos números de casos, que devem ser confirmados com exame específico, e direcionar, por exemplo, um agente para utilizar a bomba costal e isolar a área". Finalizou.

Veja como cuidar da sua casa:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Postar um comentário

0 Comentários