Foto: Divulgação |
Ao todo, 19 produtores participaram do concurso. A maior tangerina ponkan foi a do produtor Roberval Bravin, da comunidade de Ribeirão de Santa Teresa com o diâmetro de 123,03mm (equivalente a, aproximadamente, 12 centímetros). A mais pesada foi a do produtor José Carlos Pinto, da comunidade de Viçosa, com 479,41kg e a com maior Medição do grau Brix (doçura da fruta) o produtor Antônio Sérgio Mareto, da comunidade do Taquarussu, com 12,70°Brix levou a melhor.
No geral, o 1º lugar ficou com o produtor José Admar Zanão, da comunidade de Santa Luzia, com a média de 74,4 pontos; em 2º ficou o produtor Délson Cássaro, da comunidade do Alto Angá, com 73,6; e o 3º ficou o produtor José Carlos Mareto, da comunidade de Santa Luzia, com 73,6. O melhor arranjo feito de ponkan e as melhores frutas também foram premiadas.
“Ações como esta são importantes para incentivar os citricultores a trabalharem em busca da melhoria da qualidade da tangerina 'Ponkan'. O evento acaba sendo uma forma de buscar novos mercados e apresentar as frutas produzidas no Estado” ressaltou o coordenador do Polo de Tangerina do Incaper, Sebastião Antônio Gomes.
Polo de Tangerina no ES
O Polo de Tangerina do Espírito Santo foi criado em 2010 que engloba 16 municípios e 1.300 produtores. Houve um grande avanço na socialização de tecnologias e informações. O produtor tem aderido às técnicas recomendadas. A tangerina tem se consolidado como uma alternativa de diversificação na propriedade rural. A fruta rica é rica em vitamina C, por isso é muito procurada pelos consumidores para evitar gripes e resfriados. Também é fácil de consumir. Tem sido introduzida, inclusive, na alimentação escolar.
Os municípios produtores da tangerina ponkan são Jerônimo Monteiro, Domingos Martins, Alfredo Chaves, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Santa Leopoldina e Muniz Freire.
Fonte: Incaper
0 Comentários