Itaguaçu investe na construção de barragens

O município de Itaguaçu continua investindo em alternativas para amenizar a escassez de recursos hídricos. Hoje a cidade possui 88 barragens que poderão armazenar até 490 milhões de litros de água da chuva. Além das barragens já construídas mais 30 estão com projetos em andamento e 50 a serem vistoriados.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaguaçu
De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o processo de construção de barragens nas propriedades rurais começa quando o proprietário procura a secretaria e solicita formalmente uma visita técnica até o local.

Na visita técnica é feito um levantamento da possível área para esse tipo de intervenção e quais suas possibilidades. Após a elaboração do projeto, os documentos são encaminhados para devidos trâmites junto ao Idaf, nos quais a declaração de dispensa é assinada pelo responsável técnico do projeto, pelo proprietário e pelo técnico do Idaf. A partir daí é iniciado o processo de construção da barragem.

A Prefeitura Municipal de Itaguaçu, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente conta com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e do Instituto Terra para a construção de barragens em propriedades rurais, que contribuem para reserva hídrica e aumento do lençol freático dos principais rios do município.

O município disponibiliza equipes destinadas exclusivamente para construção das barragens e subsidia 50% do custo com maquinário.

Fonte: Prefeitura de Itaguaçu

Postar um comentário

0 Comentários