Fumacê circula bairros de Afonso Cláudio para combater mosquitos Aedes aegypti

A cidade de Afonso Cláudio conta com mais uma arma contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Desde o início da última semana um novo carro fumacê circula os bairros da cidade aplicando inseticida espacial. A aplicação do veneno é realizada em dias alternados seguindo um cronograma realizado pela Secretaria de Saúde, por meio dos levantamentos realizados pela Vigilância Ambiental e Epidemiológica.

Foto: Reprodução

Também na última semana foram divulgados os números de casos de dengue e zika no município no mês de março. São 55 casos de dengue confirmados e 417 pessoas passam por exames. Um caso de zika foi confirmado na cidade e existem 55 casos suspeitos.

A Prefeitura informa que decorrente os números altos, Afonso Cláudio está em ESTADO DE ALARME. O Surto de Dengue no Município está em fase crescimento, e se a população não participar no controle do mosquito não deixando água parada em sua residência a tendência desses números é crescer ainda mais.

Qualquer pessoa com sinais e sintomas precisam realizar acompanhamento na Unidade de Saúde e realizar a coleta de Sorologia (exame confirmatório para Dengue). O exame é de suma importância para as ações de controle da doença a realização da sorologia na Unidade Básica de Saúde do Centro.

UBV Pesado
A técnica utilizada é a Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado, que possui gotículas entre 10µ e 25µ de diâmetro e que apresenta um odor característico, mas pouca visibilidade. O objetivo é que os quarteirões sejam envoltos com a névoa para que o inseticida entre na casa das pessoas pois é a técnica mais adequada para o controle do mosquito Aedes aegypti, que tem seus criadouros, predominantemente, no interior dos imóveis.

Postar um comentário

0 Comentários