Conheça a história de Flávio Martins, um dos maiores nomes do rádio

Robson Brum

Quem nunca respondeu? 
'Relógio que atrasa não adianta', quando alguém lhe perguntou que horas são.
Quem nunca tentou repetir o bordão? 'Eu espero sempre que o dia de hoje, seja melhor do que ontem e pior do que amanhã'.

Essas frases são de Flávio Martins e você pode ouvi-las diariamente através do rádio na região serrana do Espírito Santo. O site 'Sempre em Dia' a partir de agora um pouco da história de um dos maiores nomes do rádio Capixaba.


                                                                                              Foto: Robson Brum
Nascido em 13 de maio de 1963, Flávio Martins sempre foi fã do rádio. Cresceu ouvindo as famosas emissoras que transmitiam em Ondas Curtas e AM de todo país (destaque para a rádio Mundial do Rio de Janeiro). Flávio a princípio admirava o rádio como ouvinte, depois foi despertando uma vontade de saber como ele era feito. Passou a acompanhar a programação e a gravar alguns programas.

Ele destaca que gostava muito da locução e produção do programa Ritmos de Boate. "O programa tinha uma pegada muito bacana, as músicas eram muito bem selecionadas e as vinhetas eram bem produzidas". Contou Flávio.

Um dia ao sair pelas ruas, ele se deparou com vários cartazes espalhados pela cidade com a notícia que de que em breve, Afonso Cláudio ganharia a sua primeira emissora de rádio. Enfim chegou o grande dia, em 20 de outubro de 1982 entrava no ar a Rádio Educadora AM de Afonso Cláudio, na época a emissora ocupava a frequência 1.580khz. Um dos proprietários era Cláudio Fontan. Nessa época Flávio já falava igual os radialistas que comandavam as emissoras que ele gostava de ouvir. Na sala de aula, uma professora percebeu que Flávio poderia ser um comunicador, seu nome, Dona Clara, esposa de Cláudio Fontan.  

Ele então decidiu ir até a emissora tentar a sorte, sobre indicação de dona Clara. O resultado desse teste todos nós conhecemos, ele está ar há mais de 20 anos.Flávio conta pela primeira vez como foi o teste. '

"Eu fui convidado pela Dona Clara para fazer um teste na rádio Educadora. Quando cheguei no estúdio de gravação, vi aquele monte de equipamentos e confesso que fiquei com receio. Me deu aquele frio na barriga. Ela sempre me elogiava porque tinha facilidade de comunicar, sempre tive boa leitura e conseguia interpretar os textos. Quando começou a gravação fiz um locução séria, bem interpretada para programas românticos e teve um momento que comecei a fazer umas gracinhas e todo mundo caiu na risada. Acabei sendo contratado". Disse Flávio ao Sempre em Dia. 
No início trabalhou apenas como sonoplasta, depois aos poucos foi falando a hora certa e assim conquistou o seu espaço. Nessa época quando saia nas ruas já tinha centenas de fãs que o ouvia nas ondas da Educadora e pedia o famoso 'aquele abraço'. O seu primeiro programa a ir ao ar foi o 'Eu, você e o sucesso' 

Com o passar dos meses, entrou no ar a segunda emissora de Afonso Cláudio, a  Rádio Cidade AM 1.480khz, que tinha como proprietário Leni Alves de Lima. Flávio já destacava na Educadora e então recebeu um convite do Diretor Jose Rodrigues o 'Jota Rodrigues' e estreou na 'Caçulinha da Cidade' o 'Show da Alegria', programa que comandou até o ano de 1989.

Após sair da Cidade AM, retornou meses depois para a Educadora AM, onde estreou o inesquecível 'Show da Manhã'. De 1989 a 2006 se consolidou como primeiro lugar geral no ibope. Em 2006, trocou a Rádio Educadora pela FM Super, recém estrada no dial de Afonso Cláudio, na frequência 101.9 FM, onde permanece com seus trabalhos atualmente.

Flávio não foi o único apaixonado por rádio na família Martins. Seus irmãos Maurício e Célio também prestaram serviços na rádio Educadora. Célio Martins trabalhou no parque de transmissão da emissora e Maurício Martins comandou o 'Show da Tarde'. Flávio se emociona ao falar do Maurício já falecido.

"O Maurício foi um grande incentivador, nós éramos muito ligados. Tínhamos nossos programas, eu como o show da manhã e ele com o show da tarde, eram dois programas líder em audiência. Sempre éramos convidados para fazer locução em festas de comunidades e nós montamos a montar MM Sonorização. Hoje eu devo muito ao meu irmão, porque em momentos difíceis da minha caminhada ele estava do meu lado. Infelizmente Deus o recolheu cedo demais. Mas Deus sabe o que faz".  Declarou ao Sempre em Dia.

Flávio é casado, pai de dois filhos e além dos programas que apresenta na FM Super, tem em sua casa um estúdio de gravação onde produz vinhetas, jingles e spot's comerciais.

Postar um comentário

0 Comentários