Fotos: Secom PMAC
Robson BrumDengue aqui não! É com esse lema que um mutirão de limpeza vem sendo realizado em vários bairros de Afonso Cláudio, na região serrana do Estado. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio. Ainda para a realização do projeto, existe uma parceira com a Secretaria de Obras do município.
Entre os 10 e 13 de novembro de 2014, os bairros Campo 20, Campo 21, Itapuã, Leni Alves de Lima e Chácara da providência, São Vicente, Morro da Cesan, Vila Nova, Bela Vista, Esplanada, Colina do Cruzeiro, Boa Fé, São Tarcísio e João Duarte Manso, Grama e Vale do Sol, receberam a ação.
A ação visa eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e febre Chikungunya. A coordenadora da Vigilância Ambiental e Epidemiológica, Rejane Reblim, disse está satisfeita com o resultado, pois a população esta se conscientizando.
'Nós estamos comemorando, o resultado foi satisfatório. No ano de 2013 recolhemos um total de 19 caminhões de lixo, na ação deste ano, foram 5 caminhões. A população está mais consciente. Nossos agentes estão sempre em campo e através dos relatórios, com base nas informações traçamos um plano e fomos a campo, contamos com a colaboração da Secretaria de Obras'. Disse Rejane.
A coordenadora explicou ainda que o mutirão além de ser importante no combate a dengue, também colabora contra pragas urbanas.
'Nossa ação é contínua e de estrema importância. Não só contra a dengue que mata! É importante ressaltar isso, pois cada mosquito infectado pode picar e transmitir a dengue para até 300 pessoas. Como também contra pragas urbanas. Queremos eliminar uma epidemia, queremos que nossa população não sofra e em contra partida, evitamos aparecimento de pragas urbanas, como baratas, ratos, cobras, escorpiões, lacraias entre outros.' Complementou Rejane.
Um outro mutirão de limpeza muito importante também foi realizado no Rio Guandu. Na ação, segundo dados da Prefeitura Municipal, foram recolhidos mais de 5 toneladas de lixo. Destaque para 200 pneus, litros descartáveis, fogão e até um sofá.
Segundo dados da Secretaria, no ano de 2013, foram registrados 83 casos de Dengue em Afonso Cláudio. Em 2014, já foram confirmados 16 casos. Rejane alerta que mesmo com a diminuição nos números de casos, é preciso que a população continue se conscientizando e eliminando o possíveis criadouros do mosquito.
'Nós tivemos uma redução no número de casos, mas é preciso que a população se conscientize. Em Venda Nova tivemos uma morte causada pela dengue, então se faz necessário eliminar qualquer recipiente que possa acumular água. Vem aí o verão, acompanhado do período de chuvas de fim de ano. A tendencia é esquentar bastante e isso colabora para proliferação do mosquito. Então vamos fazer uma operação pente fino na nossa casa, vamos observar pois uma simples tampinha de embalagem de refrigerante pode se um criadouro para o mosquito.' Finalizou Rejane.
Além das ações de mãos a obra, um outro trabalho visando conscientizar foi realizado a partir das salas de aulas. Em comemoração ao dia 'D' contra a Dengue, alunos das escolas do município, apresentaram conteúdos audiovisual na Terceira Mostra Cinematográfica de Combate a Dengue.
O evento ocorreu no dia 6 de novembro às 12h30 da tarde com a presença da Mosquitona e da Camerazinha recepcionando os convidados, os vídeos formulados pelas escolas foram apresentados ao público com muito entusiasmo. Houve lanche gratuito no intervalo com sorteio de brindes doados pelos comerciantes de Afonso Cláudio para as crianças que participaram do evento.
0 Comentários