Foto: Secom Prefeitura Afonso Cláudio
Kennedy Lenk / Montanhas Capixabas
Amanhã (10), A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Afonso Cláudio se reunirá com os produtores participantes do Projeto “Mais Uva Afonso Cláudio” e outros produtores que se interessarem no cultivo da uva. Será uma reunião técnica, que vai ocorrer às 14 horas na Pousada e Pastelaria Parada da Serra, que está localizada no quilômetro 10 da Rodovia, ES-484, que liga Afonso Cláudio a Serra Pelada.
As primeiras parreiras do projeto “Mais Uva Afonso Cláudio” foram plantadas em 2009, pelas mãos de alguns agricultores que queriam diversificar suas plantações, visando melhorar a renda familiar e não ficar somente na cultura do café. A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Incaper, Sebrae e Senar, entendendo a necessidade do produtor, iniciaram uma série de palestras, que acabou despertando interesse em outros proprietários.
Em 2011, 22 pessoas iniciaram o plantio e a partir das primeiras safras, algumas com destaques pela grande produção, chamou a atenção de mais produtores, que buscaram informações da Secretaria de Agricultura, por meio do secretário Edmo Basilio. De acordo com o secretário, até 28 de fevereiro de 2013 foram cadastrados 75 produtores e as propriedades foram visitadas por especialistas, que continuam assistindo os plantios.
Ainda segundo Edmo, dezoito variedades já são cultivadas no município, a maior parte no distrito de Pontões, onde tudo começou. Das 18 variedades cultivadas na região, a Niagara Rosada é a que mais se adaptou ao clima e a que tomou mais espaço nas áreas de plantio. Edmo relata que 80% da produção é consumida in natura, os outros 20% se transformam em vinho. A Secretaria conta com o apoio das associações e da EMBRAPA, que trazem as mudas para o município.
Niagara Rosada, Izabel e Patrícia são algumas variedades mais cultivadas, com a ajuda de técnicas aplicadas pelos especialistas. O maior número de parreiras está no distrito de Pontões, outra boa parte na região de Serra Pelada e Mata Fria. Em número menor de parreiras, aparecem as localidades Floresta, Fortaleza, Piracema e Alto Guandu. O número tende a aumentar em 2015 por conta de interessados que estão se cadastrando no projeto.
“Temos cinquenta e cinco produtores com suas videiras formadas. Os que foram inscritos em 2014 continuarão participando de reuniões e palestras para que no próximo ano saibam como proceder com relação ao cultivo. Amanhã (10) teremos um encontro técnico às 14 horas, na Pousada e Pastelaria Parada da Serra, na ES-484. Vamos falar sobre adubação, controle de pragas, doenças, sobre a poda e de como conduzir a plantação depois de formada”, disse Edmo Basílio.
Fonte: Montanhas Capixabas
0 Comentários