Vendedora compra loja de doces em Afonso Cláudio, vira empresária e cresce com apoio do Sebrae

Um sonho que as vezes parece distante, se torna possível graças a dedicação, determinação, ao foco e a família. O empresário e dono do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), Sílvio Santos disse uma vez em seu programa, que tudo é possível. Basta ter 10% de inspiração e 90% de transpiração! Nessas horas o trabalho bem organizado e o apoio da família, pode ser um diferencial para o sucesso.

                                                                                           Foto: Reprodução/Embalara

O Sebrae-ES traz estampado em seu site, a história da A empresária Afonsoclaudense Tatianne de Paulo Will sempre sonhou em abrir o próprio negócio. Após ser informada que um estabelecimento próximo ao seu bairro seria vendido visou realizar o seu sonho e desligar-se da loja de roupa na qual era vendedora.

Nesta hora o apoio dos familiares foi fundamental. Ela conta que loja foi comprada pela mãe. "A minha mãe que comprou essa loja pra família. Meu irmão é produtor rural aqui ma região e também ajudou na compra. Ele chegou a vender bens para ajudar no montante. Quero ressaltar a importância de Elezi tosta de Paulo will (mãe) e do Caike de Paulo Will (irmão). Sem eles creio que não seria possível realizar este sonho neste momento". Relatou.

Ingressar no mercado empreendedor era um grande desafio para Tatianne, uma vez que a loja por ela comprada era do ramo de alimentos e sua experiência e conhecimento era com vestuário.

De acordo com a empresária, o que a moveu foi a grande vontade de ser tonar patroa. “Eu sempre quis ser dona do meu próprio negócio. Já não estava mais satisfeita em trabalhar como funcionária e quando soube da venda da loja não pensei duas vezes, conversei com meu marido e entrei de cabeça no negócio, fui com a cara e com a coragem e aqui estou eu, firme e forte”, conta Tatianne.

A loja de doces da qual Tatianne se tornou proprietária, é a Embalara, localizada no centro de Afonso Cláudio, na região serrana do Espírito Santo. Quando assumiu o empreendimento, estava com o visual antigo e desorganizado. Após dois meses de existência do negócio a empresária conheceu o programa Agentes Locais de Inovação, do Sebrae ES e decidiu no mesmo momento que iria participar.

Segundo Tatianne o programa veio no momento ideal. “Meu estabelecimento estava desorganizado, com pouca visibilidade e iluminação, as prateleiras não informavam aos clientes o que ofereciam, pois os produtos estavam misturados. Não sobrava espaço para a circulação dos clientes e eu precisava achar uma solução”, afirmou.


Foto: Montagem/Reprodução
Com as dicas da Agente Local de Inovação Taynah Minente Pimenta a empresária enxergou uma fórmula e solucionou os problemas. “A Taynah foi quem me apoiou e expandiu a minha visão. Com as dicas mudei o visual da minha loja e a reforma foi completa. As prateleiras passaram a ter placa de identificação, os compartimentos foram separados e os produtos organizados de acordo com suas especificidades”, completou Tatianne.

Com o passar do tempo e o acompanhamento do programa o estabelecimento foi ganhando mais vida e vieram as opiniões dos clientes. “Chegamos a mudar também o layout e a logomarca da loja. Quando posicionamos as prateleiras de maneira correta a loja parece que ficou maior, o fluxo e a passagem para os clientes melhorou em 100%. A loja ganhou brilho e se tornou mais colorida. Em pouco tempo vieram os elogios das pessoas, os funcionários passaram a trabalhar mais satisfeitos e aumentou o número de clientes da minha loja, estou extremamente satisfeita”, ponderou a empresária.

O nome do estabelecimento foi criado pelo ex-dono da loja. Tatianne conta que o comércio só poderia ser vendido caso o nome permanecesse, como todos já conheciam a loja como Embalara e a indicavam assim, a empresária decidiu manter o nome e incrementar melhorias para ser lembrada. Outra ação desenvolvida com apoio do ALI foi a introdução de novas mercadorias, que se tornaram exclusividade do comércio.

De acordo com a empresária atualmente a loja possui acessórios de festa, entre eles mini garrafinhas e forminhas de doces para pronta-entrega preparadas para casamentos. O atendimento no caixa tornou-se mais rápido e os clientes ficaram mais satisfeitos com a agilidade e por não terem que enfrentar filas. Todas essas mudanças foram possíveis com apoio do ALI.

 “Antes do programa eu visava essas ideias, mas não conseguia colocá-las em prática, só após o ALI isso foi possível”, completou.

Tatianne indica não só o programa, mas a instituição Sebrae ES a outros empreendedores. “Estou 100% satisfeita, a instituição é ótima e visa apoiar os micro empresários. Eu não tenho o que reclamar, o Sebrae abriu minha visão e pôs em prática várias ideias que só estavam no papel. Pretendo fazer algumas capacitações para continuar crescendo e evoluindo no ramo que escolhi atuar”, afirmou Tatianne de Paulo.


* Com informações de Larissa Agnez, da Agência Sebrae-ES

Postar um comentário

0 Comentários