Dia D contra o Aedes aegypti será realizado neste sábado (13), em Afonso Cláudio

Será realizado neste sábado (13), em Afonso Cláudio, o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chicungunya e zika vírus. Pelo menos 11 Agentes de Combate as Endemias pertencentes ao quadro da Vigilância Ambiental e Epidemiológica, em conjunto com a Secretaria de Saúde e ainda contarão com o apoio e parceria da Defesa Civil Municipal na pessoa do Coordenador Valdivino Pagotto, vão visitar domicílios no intuito de orientar a população sobre como eliminar os focos do mosquito. A ação acontecerá em todos os bairros da cidade.

Foto: Arquivo AssCom/PMAC
O Dia D é uma mobilização nacional que deve acontecer em todo o País. No Espírito Santo, algumas cidades vão receber o apoio das Forças Armadas. A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) disponibilizou 280 mil folhetos, que trazem orientações gerais e um check list para auxiliar a população na vistoria de suas casas.

A coordenadora da Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Prefeitura de Afonso Cláudio, Rejane Reblim, disse está confiante que o resultado será positivo.

'Tenho certeza que o resultado será satisfatório. A população está mais consciente. Nossos agentes estão sempre em campo e dessa vez a mobilização é nacional e teremos o apoio da grande mídia'. Disse Rejane.

A coordenadora explicou ainda que o Dia D além de ser importante no combate ao Aedes, também colabora contra pragas urbanas.

'Nossa ação é contínua e de extrema importância. Não só contra o Aedes que mata! É importante ressaltar isso, pois cada mosquito infectado pode picar e transmitir a dengue, a chicungunya e a zika para até 300 pessoas. Queremos eliminar uma epidemia e em contra partida, evitamos aparecimento de pragas urbanas, como baratas, ratos, cobras, escorpiões, lacraias entre outros.' Complementou a coordenadora.

Rejane espera visitar todos os domicílios da sede de Afonso Cláudio neste sábado.

Veja como cuidar da sua casa:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Postar um comentário

0 Comentários