Foto: Polícia Militar Ambiental
Kennedy Lenk / Montanhas CapixabasUm rifle calibre 22, duzentas munições e 24 aves abatidas foram encontradas pela Polícia Militar Ambiental dentro de um caminhão, em uma estrada na zona rural do distrito de Pontões, em Afonso Cláudio. Foi por meio de denúncias anônimas que um envolvido foi flagrado. Mas outros caçadores conseguiram fugir na floresta.
O caminhão estava estacionado às margens de uma estrada próxima a uma mata, quando a Policia Ambiental, ciente do que acontecia no local, cercou o caminhão e flagrou um operador de máquinas, de 49 anos, com o material. Questionado, ele informou que o caminhão, a arma e toda a munição pertenciam a seu patrão, que também participava da caça.
De acordo com a polícia, foram realizadas buscas no entorno da mata, mas o homem, que é empresário, não foi encontrado. Foi verificado que o registro da arma estava vencido em nome do suposto proprietário, que conseguiu fugir quando duas viaturas se aproximavam do local. As aves abatidas são conhecidas por “pombas-amargosas”.
O motorista do caminhão foi conduzido para a Delegacia de Polícia de Venda Nova do Imigrante junto com o material apreendido, além das pombas. O delegado de plantão tomou as devidas providencias sobre o caso, mas ainda irá ouvir o dono do material.
A Polícia Militar Ambiental esclarece que as pombas, assim como todos os animais silvestres nativos, são protegidas pela Lei 9.605/1988. O artigo 29 diz que “matar, perseguir, caçar, apanhar espécime da fauna silvestre, sem a devida permissão, licença ou autorização de órgãos competentes é crime”. O infrator pode pegar cadeia de seis meses a um ano, e multa.
Fonte: Montanhas Capixabas
0 Comentários