Foto: Kennedy Lenk / Rádio Educadora
Kennedy Lenk / Montanhas Capixabas
Fogo, fumaça e trânsito parado. Esta é a situação de um trecho da ES-165, na localidade de São Luiz de Boa Sorte, distante 13 quilômetros da cidade de Afonso Cláudio. A comunidade pede providências da administração municipal com relação à segurança naquele local, onde vários acidentes vitimaram trabalhadores. Um deles deixou um homem totalmente carbonizado.
Os manifestantes interromperam a passagem dos veículos utilizando paus, pneus e sofás. As labaredas chegaram a uma altura aproximada de três metros. Só foi liberada meia pista para passagem de viaturas da polícia e ambulâncias. De acordo com um dos líderes do movimento, eles só iriam liberar as pistas quando o prefeito chegasse ao local, a fim de garantir que lombadas sejam construídas em dois pontos do trecho assassino.
Em um trecho da rodovia, na localidade de Vargem Grande, distante cinco quilômetros de São Luiz de Boa Sorte, recentemente ocorreu um acidente que vitimou dois motoqueiros. Na semana seguinte ao acidente, o prefeito atendeu a reivindicação dos moradores e construiu duas lombadas. Nesta reunião havia dois representantes de São Luiz, que também pediram lombadas para mais dois pontos críticos da rodovia.
Segundo os manifestantes de São Luiz de Boa Sorte, naquela reunião, o prefeito ficou de estudar a possibilidade, mas não deu a resposta. Em uma curva, onde eles pedem uma das lombadas, um caminhão colidiu com um motoqueiro, sua moto explodiu e ele morreu carbonizado. De acordo com os manifestantes, este é um dos vários acidentes graves ocorrido naquele local.
Elizangela Ramos, 32 anos, uma das líderes do movimento e residente na comunidade, disse que se preocupada muito com os três filhos e vê as lombadas como solução para amenizar seu medo. “Tenho três filhos que estudam e eles esperam o ônibus no ponto, às margens da pista, próximo onde acontecem os acidentes. Alguns veículos curvam em alta velocidade”, disse Elizangela.
A manifestação teve início às 11h30 e até as 13h40 nenhum representante da prefeitura havia chegado ao local. Os manifestantes contataram o Secretário de Obras. Ele respondeu que faria contato com o prefeito e que juntos iriam falar com os manifestantes e ver qual caminho tomar para atender a reivindicação. Filas enormes de veículos se formaram nos dois sentidos da pista e a polícia estava presente fazendo a segurança no local.
Fonte: Montanhas Capixabas
0 Comentários