Santa Leopoldina em alerta: fogo consome mata próxima a casas no centro da cidade


Robson Brum

Um incêndio de grande proporção atinge uma área de mata próximo ao centro de Santa Leopoldina, na região serrana do Estado, na tarde desta sexta-feira (30). Informações repassadas pelos Bombeiros Voluntários de Santa Maria de Jetibá, dão conta de que o fogo teve início no início da tarde de quinta-feira (29).

                                            Foto: Bombeiros Voluntários de Santa Maria de Jetibá

Desde as primeiras horas da tarde de ontem, uma guarnição dos Bombeiros Militares, trabalham no combate as chamas. Hoje os Bombeiros Voluntários de Santa Maria de Jetibá estão dando apoio a ocorrência. Existe uma grande preocupação já que o fogo toma conta de uma mata bem próxima ao centro da cidade. O local tem muitas casas.

Com o clima seco as chamas se propagam rapidamente. Existe a suspeita de que um morador tenha provocado o incêndio, após realizar uma queimada em seu terreno. O fogo teria saído de controle e avançado sobre a mata.

De vários pontos da cidade é possível ver os focos. Um densa fumaça encobre parte da cidade neste momento. No último dia 21 de janeiro o site Sempre em Dia divulgou uma matéria alertando para o risco de incêndios nesta época do ano.

                                Foto: Bombeiros Voluntários de Santa Maria de Jetibá

O então Capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Daniel Alves Zandonadi, especialista em incêndio florestal disse que a população deve colaborar com o trabalho da Corporação, já que a maioria dos registros é provocada por ação humana e não por combustão natural.

“A queima de lixo em terrenos é a principal causadora da propagação do fogo. Com esse período de seca o problema tende a se agravar. Guimbas de cigarro que são lançadas em áreas secas, especialmente às margens de rodovias, podem provocar incêndios de grandes proporções. Por isso, as pessoas devem tomar cuidado. Os danos ambientais podem ser irreparáveis e o risco à saúde das pessoas devido à inalação de fumaça também é grande”, alerta o capitão Daniel Alves.

O Corpo de Bombeiros alerta que colocar fogo em vegetação é considerado incêndio criminoso, que pode acarretar na detenção do autor do crime. Dependendo das consequências do incêndio, a reclusão pode chegar a quatro anos.

Acione o Corpo de Bombeiros:
Telefone: 193

Postar um comentário

0 Comentários